sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais uma ação do Guri Consciente


Ontem realizamos a primeira palestra do Guri Consciente* e foi um sucesso!
Intitulada "Consumo Consciente: o consumo como ferramenta de transformação sociambiental" foi ministrada por Eduardo Bermejo da ONG Sementes de Paz, que tem por foco a formação de núcleos de consumo de produtos orgânicos a preços justos.

É uma iniciativa bem bacana para criar redes de consumo de produtos orgânicos e tentar baratear os alimentos, mas garantindo retorno financeiro justo a quem produz.

Os alimentos orgânicos, além de serem mais saudáveis, são produzidos de forma ecológica em harmonia com a natureza. Apesar de serem mais caros, vale a pena aderir o quanto for possível, claro. Inclusive é uma forma de aumentar a demanda, impulsionar a oferta e a diminuição do preço.

A proposta da ONG é fomentar o acesso aos orgânicos, ampliando a oferta em paralelo aos grandes supermercados e colaborando com as cooperativas agrícolas ecologicamente corretas.
Creio que a tendência é realmente aumentar a oferta, as pessoas andam mais informadas a respeito e está ocorrendo uma maior divulgação dos alimentos orgânicos. O governo federal lançou recentemente uma cartilha sobre os orgânicos com ilustrações do Ziraldo. Isso é fundamental: subsídios governamentais para a produção ecológica dos alimentos, favorecendo as cooperativas e o comércio justo. Clique aqui e baixe a cartilha!

Na palestra, também foi exibido o vídeo A história das coisas, sobre consumo consciente. Assista!!!

A mensagem é: repense sua necessidade de consumo, consuma conscientemente.

Pratique os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.

*Guri Consciente é o movimento volutariamente criado na Associação Amigos do Projeto Guri (do qual faço parte) e que desenvolverá um conjunto de ações que visam o despertar e/ou o fortalecimento da consciência e da cidadania com relação a importantes questões éticas, ambientais, sociais, humanitárias e de qualidade de vida. Faço parte da equipe

Ações realizadas até o momento:
1. Doação de mudas de araucárias
2. Distribuição de canecas para redução do consumo dos copos plásticos
3. Palestra com entrega de sacolas ecológicas aos participantes

Nenhum comentário: